Nuvem
Saúde

Casos de dengue e Chikungunya aumentam em Concórdia

Em relação à dengue, mesmo com a alta, número é estável em comparação com o ano passado.
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Concórdia registra até o momento pelo menos 55 casos confirmados de dengue, de acordo com os dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica do município. Além disso, há 27 casos suspeitos, ou seja, pessoas com sintomas da doença que estão aguardando os resultados dos testes realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

 A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:

Embora o número de casos tenha aumentado em relação há poucas semanas, a situação ainda é considerada baixa quando comparada ao mesmo período de 2024, quando Concórdia enfrentava um surto significativo, com mais de 500 casos confirmados. A prefeitura segue atenta à evolução do quadro, realizando ações para conter a propagação da doença.

Os bairros mais afetados por dengue em Concórdia são Bussolaro, com 14 casos, Frei Lency e Jacob Biezus, com 12 casos cada, e Petrópolis, com 5 casos. Até ontem, 27 pacientes estavam em viremia ativa, o que significa que ainda poderiam causar contaminação. Em relação ao Zika vírus, o caso suspeito que estava em investigação foi descartado após o resultado dos exames realizados pelo Lacen.

Outro alerta no município é o aumento no número de casos de Chikungunya. Até o momento, foram confirmados sete casos, sendo quatro autóctones (transmitidos localmente) e três importados. Os bairros afetados pela doença incluem Floresta, Centro, Imperial e Vista Alegre. Além disso, há seis casos suspeitos em investigação.

Os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, continuam sendo monitorados pelas autoridades de saúde. Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), Concórdia apresenta, atualmente, 207 vetores do inseto.A população é orientada a adotar medidas preventivas, como o descarte adequado de objetos que possam acumular água e o uso de repelentes, para ajudar a reduzir a proliferação do mosquito.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp