Nuvem
Saúde

Com nove casos, dengue segue controlada em Concórdia, mas população deve seguir em alerta

Os focos do mosquito estão concentrados principalmente Santo Antônio, Santa Cruz, Petrópolis e Estados.
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A situação da dengue em Concórdia está sob controle, de acordo com as informações divulgadas pelo secretário municipal de saúde, Rudi Zanella, e pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mônica Pivotto, em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (18) ao jornalismo da Massa FM. Apesar do controle dos casos, as autoridades reforçam a necessidade de manutenção dos cuidados preventivos para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:

Até a manhã desta terça-feira, dia 18, Concórdia contabiliza nove casos confirmados e em torno de 15 suspeitos. A maior incidência foi observada na região da Vila Jacob Jesus, onde no dia 14 deste mês foi realizada a aplicação do fumacê, uma ação promovida em parceria com o Governo do Estado.

Além dos casos de dengue, Concórdia também confirmou um caso importado de chikungunya, o que levou a Vigilância Epidemiológica a reforçar a capacitação dos profissionais de saúde para um diagnóstico mais eficiente da doença.

De acordo com Mônica Pivotto, os focos do mosquito estão espalhados por diversas regiões da cidade, com maior concentração nos bairros Santo Antônio, Santa Cruz, Petrópolis e Bairro dos Estados. Já os casos confirmados de dengue estão mais localizados na Vila Jacob Jesus e no Bussolaro, com casos suspeitos também registrados na região do Frei Lency.

Sintomas e Cuidados

A dengue pode causar febre alta, manchas pelo corpo, náusea, vômito, diarreia e indisposição. Em casos mais graves, pode levar à desidratação severa. A chikungunya, por sua vez, é transmitida pelo mesmo mosquito e se diferencia pelos sintomas de fortes dores articulares, além de febre e outros sinais semelhantes à dengue.

O secretário Rudi Zanella destacou a importância da prevenção, ressaltando que a população deve continuar eliminando possíveis criadouros do mosquito. Além disso, a Secretaria de Saúde está fortalecendo a estrutura de atendimento, com a criação de uma sala específica na unidade do Guilherme Reich para hidratação e monitoramento de pacientes com dengue.

Atualmente, Concórdia conta com 23 servidores atuando diretamente no combate à dengue, entre agentes de vigilância epidemiológica, sanitária e do programa específico da doença. O esforço conjunto entre poder público e comunidade é essencial para manter o controle da doença e evitar novos surtos.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp