
Concórdia começa a ser credenciada para realizar procedimentos de média e alta complexidade na oftalmologia

Concórdia está dando um passo importante na área da saúde pública regional. O município iniciou o processo de credenciamento para a realização de procedimentos oftalmológicos de média e alta complexidade, como as cirurgias de catarata, diretamente no Hospital de Olhos de Concórdia.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde e vice-presidente do COSEMS/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina), Rudi Zanella, em entrevista concedida ao jornalismo da Massa FM.
De acordo com Zanella, a decisão foi oficializada na última reunião do COSEMS, que representa os 295 municípios do estado. O secretário explicou que levou o tema para debate no conselho e obteve a aprovação para que o Hospital de Olhos de Concórdia fosse habilitado para esses procedimentos.
"Na reunião do COSEMS conseguimos a aprovação para que o hospital fosse habilitado. É uma conquista não apenas de Concórdia, mas de toda a região", destacou o secretário.
O credenciamento já permite a realização de procedimentos considerados de média complexidade e, conforme trâmites junto ao Ministério da Saúde, também poderá contemplar, em breve, os de alta complexidade. Isso inclui intervenções como as cirurgias de catarata, que já vêm sendo realizadas em volume expressivo no município.
Redução da fila e economia no transporte de pacientes
Uma das principais vantagens do credenciamento, segundo Zanella, é a redução significativa na fila de espera por cirurgias oftalmológicas. Ele afirma que o tempo de espera hoje já é reduzido, com previsão de atendimento em poucos meses.
Outro impacto positivo é a diminuição dos custos com transporte de pacientes. Antes do credenciamento, era comum o deslocamento de moradores de Concórdia até Florianópolis para procedimentos de alta complexidade. Com a nova realidade, muitos desses atendimentos passarão a ser feitos na própria cidade.
"Reduzimos drasticamente a fila. A espera agora é curta, e a tendência é melhorar ainda mais com esse novo momento. Isso representa mais qualidade, mais agilidade e economia para o município, além de mais conforto para os pacientes", reforçou Zanella.


