Idosa de 81 anos é resgata pela PM após ser abandonada pela família no Oeste
Uma idosa de 81 anos foi resgatada na tarde deste sábado (8) após ser encontrada em situação de abandono em uma casa localizada na Rua João Wustro Sobrinho, no Bairro João Winckler, em Xanxerê, no Oeste catarinense.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
A Polícia Militar foi acionada depois que uma denúncia informou que a mulher estaria sozinha e em condições precárias, sem conseguir se locomover nem atender às próprias necessidades por conta de problemas de visão.
Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram a situação de vulnerabilidade e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a equipe da Assistência Social do município. Após a avaliação médica, a idosa foi encaminhada ao Lar do Idoso de Xanxerê, onde recebeu os cuidados necessários.
Conforme a Polícia Militar, os familiares da mulher poderão responder pelo crime de abandono de idoso, conforme previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). A legislação determina que a família, a sociedade e o poder público têm o dever de garantir a dignidade, o bem-estar e a segurança das pessoas com 60 anos ou mais.
O crime de abandono de idoso prevê pena de dois a cinco anos de prisão e multa, podendo chegar a 14 anos de reclusão se o abandono resultar em morte.