
Fevereiro foi o mês mais quente da história de Concórdia, aponta levantamento

As seguidas e fortes ondas de calor que atingiram o país e a região no início do ano elevaram as temperaturas de forma inédita em Concórdia. O município viu as máximas subirem como nunca no mês de fevereiro, conforme levantamento feito pelo jornalismo da Massa FM. Concórdia teve como média máxima 33,6ºC.
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:
Os dados foram analisados com base nas informações disponibilizadas pela estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves. Conforme este levantamento, fevereiro de 2025 teve a maior média máxima da história de Concórdia, considerando todos os meses dos últimos 38 anos.
Em comparação com janeiro deste ano, tradicionalmente um mês mais quente, fevereiro ficou praticamente dois graus acima da média do primeiro mês, que foi de 31,8ºC. Mesma situação em uma comparação com o mês de fevereiro do ano passado, quando a média também foi de 31,8C.
Em relação à última década, o segundo mês deste ano ficou praticamente três graus acima do esperado para um mês de fevereiro no período – a média dos dez anos foi de 30,8ºC). Em fevereiro, a maior temperatura registrada em Concórdia, conforme a estação da Embrapa, foi de 36,5ºC nos dias 11 e 12.
Em relação às médias mínimas, estas também bateram recordes. Em fevereiro, elas ficaram em 21,6ºC, quatro décimos a mais do que a média de um ano atrás e 1,2ºC a mais do que em janeiro deste ano. No mês passado, a menor temperatura registrada foi de 17ºC, no amanhecer do dia 6.
Por fim, quanto à chuva, o levantamento indicou que a quantidade registrada em fevereiro ficou acima do esperado e entre os mais chuvosos da década. No mês passado, foram 170 milímetros, a terceira maior precipitação em dez anos, atrás apenas de 2019 (222) e 2016 (236). A média da década foi de 130mm. O dia 13, com 59 milímetros, foi o mais chuvoso de fevereiro.


