
Revitalização da SC-283 em Concórdia é retomada com força total após quase três anos do início

Após meses em ritmo lento e com quase nenhuma evolução, a obra de revitalização da SC-283, em Concórdia, finalmente avança de forma mais efetiva. A confirmação foi feita pelo engenheiro Giuliano de Azevedo Oliveira, da Coordenadoria Regional de Infraestrutura Oeste, em entrevista ao jornalismo da Massa FM nesta quinta-feira, dia 4.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Segundo ele, os trabalhos no trecho urbano da rodovia, entre a rotatória do Bairro dos Estados e a ponte em Fragosos, serão intensificados com a execução de drenagem pluvial. Durante esta quinta e sexta-feira, o trânsito segue em sistema pare e siga, com orientação da equipe da empresa responsável.
A obra havia sido iniciada ainda em outubro de 2022, ou seja, há quase três anos, com prazo inicial de 12 meses para conclusão, já superado há bastante tempo. A execução está sob responsabilidade do Consórcio Britax/Kaeng, vencedor da licitação. O investimento total é de R$ 26.649.570,48.
Nos últimos meses, os serviços estavam limitados a ações como calçadas e meio-fio, devido à falta de uma empresa supervisora, essencial para a continuidade do projeto. O Tribunal de Contas não permite o avanço de obras sem a fiscalização adequada, que inclui laboratório, topografia e controle técnico de qualidade. Essa ausência impedia etapas como a pavimentação.
A situação mudou no último dia 1º de julho, com a contratação e liberação da ordem de serviço para a nova empresa supervisora. Com isso, segundo Giuliano, os trabalhos agora entram em nova fase. “Agora sim, com a supervisão contratada, a obra será retomada com força total. Estão liberadas as frentes de asfalto e todas as ações que exigem controle técnico e atestados de qualidade”, explicou.
No total, o projeto de revitalização abrange 9,94 quilômetros, no trecho entre Concórdia e Arabutã, incluindo terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras complementares e cuidados ambientais. A revitalização da SC-283 é uma obra estratégica, tanto para a mobilidade urbana quanto para o escoamento da produção, sendo uma demanda histórica da região.


